A endodontia tem a função de tratar a estrutura interna do dente, chamada de polpa dentária.
Trata-se da retirada de infecção e obstrução causada por cáries em estágio avançado, assim como por repetição de procedimentos dentários, bruxismo e doença gengival. Este procedimento é necessário quando a infecção atinge a polpa dentária responsável pelo viço dos dentes.
Quando a bactéria acaba atingindo a polpa dentária (mais conhecida como o nervo do dente), pode, até mesmo, causar a perda do mesmo. Para não chegar a este ponto, o melhor a ser feito é procurar um especialista em endodontia.
O profissional de endodontia é altamente capacitado a abrir o dente e remover a polpa dentária que foi contaminada pela cárie ou por algum tipo de fratura. Depois de retirar a parte nervosa do dente, é realizado um selamento da raiz para certificar que nenhum outro microrganismo possa tomar conta daquela parte interna.
Com o avanço das tecnologias o tratamento hoje é indolor e o resultado é imperceptível graças ao material de preenchimento utilizado.
Além de tratar lesões cariosas profundas, a endodontia é focada em corrigir fraturas e traumas dentários, visando sempre a manutenção dos dentes.