Especialidade da Odontologia que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência, oferecendo um tratamento adequado a cada faixa etária.
Em geral, os primeiros dentinhos começam a nascer entre o sexto e o oitavo mês de idade, mas a odontopediatra está apta a lidar com bebês e orientar quanto a saúde bucal, mesmo no período de gestação. O ideal é que a mãe, ainda grávida, vá ao dentista para receber orientações quanto aos cuidados do bebê, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga.
Após o nascimento dos primeiros dentes, o profissional da odontopediatria será o responsável por orientar sobre como realizar corretamente a higiene bucal do neném, sobre o nascimento dos dentes de leite e sobre quais são os cuidados e alimentação da gestante para boa formação dentária do seu filho.
A odontopediatria também é responsável por acompanhar a transição dos dentes de leite para os permanentes conforme o crescimento da criança, orientando sempre sobre a prevenção de cáries e bons hábitos bucais e estando alerta a qualquer tipo de problema que possa estar relacionado a um tratamento de ortodontia.
Em certos casos, é possível realizar consultas chamadas de condicionamento, onde o dentista apenas apresenta o ambiente para as crianças, para que elas se acostumem àquele local novo e cheio de aparatos estranhos.