5 atos nocivos que podem causar consequências na sua saúde bucal

Muitas pessoas consideram o sorriso como um cartão de visita, por isso, é preciso estar sempre muito bem apresentado de forma saudável. Saúde Bucal é um assunto sério.

Durante o dia dia, podemos cometer erros graves que podem causar danos ao sorriso e dores de dente. Como por exemplo:

  1. Usar palito nos dentes;

Ao terminar a refeição, muita gente automaticamente pega o palito de dente, como um substituto do fio dental, mas NÃO é o correto! 

Em alguns casos, o movimento de palitar os dentes causa até a perda óssea. A pessoa pode ter problemas periodontais, inclusive traumas na gengiva. Além disso, palitar os dentes não resolve o problema. Somente empurra alimentos para dentro da gengiva e pode gerar uma inflamação, não higieniza como o fio dental e por isso não pode ser um substituto para ele. 

  1. Escovar os dentes com força;

Isso causa o chamado trauma de escovação, que nada mais é do que usar força para escovar os dentes, fazer movimentos inadequados e utilizar escova de cerdas duras. Algo que não deve ser feito, pois causa graves danos aos dentes.

  1. Mastigar objetos; 

Você com certeza conhece alguém que tem essa “mania” de ficar mastigando objetos, como lápis e/ou tampas de canetas, não é mesmo?

Esse e outros hábitos como apertar os dentes ou morder os lábios, apoiar a mandíbula nas mãos ou dormir com a mão na boca podem trazer consequências indesejadas para os dentes, por isso, EVITE!

  1. Usar os dentes como abridor de embalagens;

Por mais que pareça algo ABSURDO, você com certeza já fez ou conhece alguém que faça isso. Não estamos falando somente de garrafas ou latinhas, já que poucas pessoas possam ter coragem para isso, mas usar os dentes para rasgar embalagens plásticas de alimentos quando não há uma tesoura ou faca por perto é um hábito comum. Não é mesmo?

A má notícia é que ambos danificam os dentes, muitas vezes de maneira irreversível. Tanto abrir latinhas quanto tampas de garrafas pode provocar fraturas no esmalte, na dentina, na coroa (parte visível do dente) e até na raiz, já que os materiais dessas embalagens costumam ser duros. Esse risco aumenta se a prática for frequente ou se, por alguma razão, o dente estiver mais fraco

  1. Fumar:

Todo mundo sabe que o cigarro é péssimo para a saúde de modo geral. Para os dentes, não é diferente. Primeiro, porque ele mancha o sorriso.

Depois, porque faz mal para a gengiva. Pode não só causar a gengivite, como levar à doença periodontal com perda óssea. Fora isso, o cigarro predispõe a lesões e tumores na cavidade bucal

Você tem algum desses hábitos? 

Que tal começar a pensar em mudanças?

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @bellodentodontologia 

Facebook: BelloDent

Continue nos acompanhando aqui, teremos muitos conteúdos ainda!

Conte com a BelloDent

Desenvolvido por Pagno Comunicação + Grupo ANX

Copyright © 2021 - Bellodent Odontologia Especializada.