Criança tem idade certa para ir ao dentista?

Uma dúvida recorrente de muitos pais e responsáveis é a partir de que idade uma criança pode começar a ir ao dentista regularmente. Os primeiros anos de cuidados bucais de uma criança vão influenciar muito na saúde dos dentes na fase adulta. Por isso, é fundamental que os responsáveis entendam a importância de incluir a rotina odontológica na vida das crianças.

Para garantir que nenhum problema se instale na boca das crianças, é recomendado iniciar o acompanhamento assim que nasce o primeiro dentinho. Isso mesmo, ainda bebê. O motivo é que o sorriso de uma criança começa a ser cuidado pela mãe já no período de gestação. Depois do nascimento, portanto, a consulta com o odontopediatra não pode demorar, para que a saúde bucal não fique descuidada.

Esse atendimento precisa iniciar mesmo antes do surgimento dos primeiros dentes, para que haja uma conversa entre dentista e responsáveis sobre dúvidas recorrentes, como questões do uso da mamadeira, da chupeta, do hábito de chupar o dedo, bem como de hábitos alimentares, tipos de pasta de dentes, incômodos do nascimento dos dentes etc.

O quanto antes os pais puderem conversar com um profissional da área sobre os cuidados com a higiene bucal do bebê, trabalhar na prevenção de doenças, menor o risco de cáries.

Ainda na primeira infância, odontopediatras conseguem resolver problemas de dentição. Isso evita que a criança precise permanecer com aparelhos ortodônticos por muitos anos ou haja necessidade de extrações, implantes etc quando adultos.

Gostou do conteúdo? 

Teremos muito mais por aqui ainda!

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @bellodentodontologia 

Facebook: BelloDent

Conte sempre com a BelloDent

Desenvolvido por Pagno Comunicação + Grupo ANX

Copyright © 2021 - Bellodent Odontologia Especializada.