Chupeta e Mamadeiras – Quais são os riscos do uso prolongado?

Todos sabem que a chupeta e mamadeiras são uma forma de acalmar os bebês em momentos de estresse e choro constante, e pode proporcionar uma sensação de bem-estar e prazer graças ao movimento de sucção da criança durante o movimento. No entanto, especialistas afirmam que o uso pode ser prejudicial à saúde dos pequenos.

Um dos pontos mais importantes a ser cuidado é a idade em que a criança faz o uso das chupetas e mamadeiras. Em geral, quando o hábito é removido entre os dois e três anos, não ocorrem grandes problemas e, quando acontecem, costumam se auto corrigir com o passar do tempo.

O maior perigo é quando o uso continua até o momento em que nascem os dentes permanentes. Nesses casos, a intervenção, como o uso de aparelho ortodôntico, pode ser necessária.

Além disso, os pais precisam ser cuidadosos na hora de suspender o uso desses itens, o que precisa ser feito de maneira suave e gradual, já que, depois de certa idade, o hábito está mais ligado a questões psicológicas e não a uma necessidade.

Desde cedo, é preciso que as crianças tenham uma rotina de ir ao dentista. Uma das especialidades da BelloDent é a Odontopediatria. 

A Odontologia é a especialidade que cuida da saúde bucal de crianças, desde o nascimento até a adolescência, oferecendo um tratamento adequado a cada faixa etária.

O ideal é que a mãe, ainda grávida, vá ao dentista para receber orientações quanto aos cuidados do bebê, pois os dentes começam a se formar ainda na barriga.

Após o nascimento dos primeiros dentes, o profissional da odontopediatria será o responsável por orientar sobre como realizar corretamente a higiene bucal do neném, sobre o nascimento dos dentes de leite e sobre quais são os cuidados e alimentação da gestante para boa formação dentária do seu filho.

A odontopediatria também é responsável por acompanhar a transição dos dentes de leite para os permanentes conforme o crescimento da criança, orientando sempre sobre a prevenção de cáries e bons hábitos bucais e estando alerta a qualquer tipo de problema que possa estar relacionado a um tratamento de ortodontia.

Em certos casos, é possível realizar consultas chamadas de condicionamento, onde o dentista apenas apresenta o ambiente para as crianças, para que elas se acostumem à aquele local novo e cheio de aparatos diferentes.

Dê o exemplo para o seu pequeno, cuide você também dos seus dentes!

VENHA PARA A BELLODENT!

Veja também todas as nossas especialidades.

Continue acompanhando nosso blog que você se manterá informado sobre o mundo da odontologia!

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @bellodentodontologia 

Facebook: BelloDent

Conte com a BelloDent

Desenvolvido por Pagno Comunicação + Grupo ANX

Copyright © 2021 - Bellodent Odontologia Especializada.