Entenda o mal que tem acompanhado a pandemia de Covid-19: O Bruxismo

Mais um dos problemas que a pandemia nos trouxe foi a tensão após os últimos acontecimentos, com isso um aumento significativo nos casos de Bruxismo. 

Mas o que é Bruxismo?

O bruxismo é uma desordem de ordem funcional que se caracteriza pelo apertar ou ranger os dentes em movimentos semelhantes aos da mastigação e que pode ocorrer em qualquer idade e em ambos os sexos.

E os sintomas?

Existem muitos sinais e sintomas que podem ajudar a diagnosticar a presença de bruxismo, conforme descrevemos de seguida:

  • Dor de cabeça, desde cefaleias a enxaquecas, passando por uma eventual sensação de pressão na testa ou na nuca;
  • Sintomas de dor ao nível da articulação temporomandibular que podem incluir dor, estalidos (barulhos), ressaltos ou até luxação ou subluxação da mesma;
  • No caso de já se verificar desgaste do côndilo da mandíbula pode haver também limitação na abertura e fecho da boca;
  • Dor, barulhos ou zumbidos nos ouvidos e, por vezes, a sensação de ouvido tapado, podendo haver mesmo diminuição da audição;
  • Tonturas, vertigens, enjoos ou vômitos;
  • Nevralgias, normalmente associadas ao nervo trigémeo;
  • Note, no entanto, que os sinais e sintomas de bruxismo apresentados podem variar bastante de acordo com a severidade do problema e grau de evolução da patologia.

E o Bruxismo tem cura?

O bruxismo é uma doença que pode e deve ser submetida a tratamento a fim de se evitarem vários problemas graves, que se vão tornando cada vez mais acentuados. Muitas vezes esse tratamento passa apenas pela tomada de medidas para se conseguir evitar maiores consequências no bruxômano, e outras vezes passa mesmo por uma medicação adequada no âmbito da neurologia.

O primeiro passo para quem desconfia que pode estar sofrendo com bruxismo, portanto, é procurar um dentista. E é bom fazer isso logo para agir de forma preventiva, evitando complicações e melhorando desde já a qualidade de vida. Em algumas situações, aliás, o ranger dos dentes chama a atenção para outros problemas, respiratórios ou gástricos, que demandam olhar e tratamento médico.

À caça do bruxismo, o profissional vai levantar a história e as queixas do paciente, fazer uma inspeção da boca e dos dentes, checar se há desgaste do esmalte dentário, pequenas fraturas e mesmo traumas na língua e na parte interna da bochecha. Fora isso, apalpando os músculos do rosto e avaliando a simetria facial, colhe outros dados para chegar ao diagnóstico.

Quer saber se crianças tem idade certa para ir ao dentista?

Confira agora mesmo nosso último post blog sobre o assunto!

Gostou do conteúdo? 

Teremos muito mais por aqui ainda!

Acompanhe nossas redes sociais:

Instagram: @bellodentodontologia 

Facebook: BelloDent

Conte sempre com a BelloDent

.

Desenvolvido por Pagno Comunicação + Grupo ANX

Copyright © 2021 - Bellodent Odontologia Especializada.